quarta-feira, 15 de abril de 2009

Bebês ninjas e produtos perigosos!

Fabricantes de artigos para crianças, especialmente bebês, precisam ter cuidado redobrado na hora de pensar em conforto, higiene e segurança dos pequenos clientes. Com dois filhos pequenos – 4 e 2 anos -, a gente automatiza o olhar na hora de escolher um presente pra criançada: tem partes pequenas? É pontiagudo? Cores fortes demais? Barulhento? É um checklist essencial.

Há alguns meses, minha irmã começou a perceber problemas e falhas em alguns dos brinquedos do seu bebê, que está com seis meses. Entre outros, um mordedor de peixinho que corta a boca da criança, um móbile de carrinho de bebê perigosíssimo – o brinquedo é recheado de bolinhas fáceis de serem engolidas. O Davi, meu sobrinho, conseguiu abrir uma brecha em um dos ursinhos do móbile e só nos demos conta do que havia acontecido quando o carrinho apareceu cheio de esferas soltas do brinquedo –, e por aí vai.

Na semana passada eu fiz contato com a empresa Toyster (www.toyster.com.br), que possui algumas linhas de produtos para crianças, para tratar sobre um mordedor do Davi que havia se partido. A linha da Toyster que produz peças para bebês é a BDA (Brincar, Divertir e Aprender) – é essa marca que vem estampada nas embalagens. Pois bem. O brinquedo, na verdade um mordedor de borracha, muito bonito e funcional, indicado pelo fabricante para crianças “a partir de 3 meses”, com vantagens anunciadas tipo “designe diferenciado, levemente perfumado, barulhos suaves, materiais atóxicos, macios e laváveis” é, de fato, um bom produto.

Só que o Davi, no alto de seus seis meses e muita energia, acabou descolando as partes do mordedor (dá uma olhada nas fotos). Foi quando pais, tios e avós perceberam o perigo: uma bola, dentro do pezinho de borracha, que poderia ser engolida, ou pior, poderia causar um engasgo no bebê. Na verdade, tentamos tirar a bolinha do pezinho e não conseguimos. Mas para o Davi, que é um bebê meio ninja... quem duvida?!?

Voltando: entrei em contato com a Toyster, fui muito bem atendido, via e-mail, por Alexandre Kuma, do setor de Desenvolvimento de Produtos da Empresa. Ele diz em sua mensagem, sobre o ocorrido com o mordedor do Davi: “Primeiramente gostaria de lhe pedir desculpas pelo defeito encontrado em nosso produto, e lhe afirmo que o que ocorreu com você é uma minoria absoluta em nosso universo de clientes. Ainda assim, não podemos ignorar o ocorrido e por tal, gostaríamos que você nos envie as fotos dos produtos defeituoso para que possamos fazer uma avaliação preliminar do que pode ter ocorrido. Posteriormente, gostaríamos que você nos enviasse o produto em si, que trocaremos por um novo ou outro de sua escolha. Obrigado por seu contato.”

Sobre essa resposta do Alexandre, tenho duas coisas a ponderar: primeiro, os produtos Toyster são realmente muito bons. E não digo isso porque vamos receber um outro produto, novo (isso é uma política que deveria ser inerente a toda empresa séria, no Brasil!), mas porque meus filhotes também usaram mordedores e outros brinquedos antes mesmo de eu saber que a BDA era da Toyster e por aí vai; segundo, o e-mail do Alexandre revela um respeito pelo cliente – e isso faz com que a gente veja com outros olhos mesmo quando houve uma falha do produto/serviço ou empresa envolvida na reclamação.

Parabéns à Toyster pela eficiência no atendimento. Vamos aguardar o envio do mordedor zerado do Davi! E estou checando providências sobre outros produtos para bebê junto a outras marcas (ainda não vou divulgá-las até que eu tenha resposta, mesmo que o silêncio seja a resposta). Se você tem alguma reclamação sobre produtos/serviços de qualquer natureza, escreva para franca.henrique@gmail.com. Vamos ficar de olho e ajudar a estreitar a ponte que deve unir cada vez mais clientes empresas profissionais e clientes satisfeitos. Até a próxima!

O mordedor, na embalagem, era assim:



Depois que o Davi brincou um bocado, ele ficou assim:




Por outro ângulo:



Reparou a bolinha branca, perigosa, dentro do pezinho?!? Não conseguimos retira-la facilmente, mas que dá medo, dá!

2 comentários:

  1. Estou muito feliz porque o Davi irá receber outro mordedor, enquanto isso ele morde o próprio dedão do pé,kkkkk, mas falando sério achei muito importante a abertura desse blog para nós consumidores e principalmente para as empresas aqui citadas, essa barreira empresa x consumidor precisa ser quebrada, afinal o que seria das empresas sem nós consumidores. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. MELHOR SITE DE VENDAS http://www.mercadozets.com.br/

    VENDE DE TUDO

    MORDEDOR

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=mordedor&IDCategoria=110

    BEBÊ INFANTIL
    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=110

    VENDE DE TUDO TEM BERÇO ELETRONICOS CELULARES TV NOTEBOOK COMPUTADOR ACESSORIOS PARA CARROS BRINQUEDOS ARTIGOS INFANTIS E MUITO MAIS

    ResponderExcluir