quarta-feira, 8 de abril de 2009

Cinema pra assustar criancinhas!!

Ontem fui com a família assistir a “Monstros vs. Alienígenas”, nova animação da DreamWorks. Apesar de ser um filme divertido – a minha mais velha (vai fazer 5 anos na próxima semana) deu boas gargalhadas -, passei boa parte da projeção pensando em escrever esse post-protesto pelo que assisti com os filhotes ANTES da projeção do longa.

Simplesmente a Paramount, distribuidora da película, resolveu projetar nos momentos que antecedem Monstros vs. Alienígenas três trailers nada infantis e bem longe de adequados para a criançada. Ora, se a censura da animação da DW é “livre”, porque cargas d’água passar cenas de violência e insinuações de sexo dos filmes G.I. Joe, Star Trek e Transformers 2 – a vingança dos derrotados?!?

Parece puritanismo meu? Exagero? Então dá uma olhada nos trailers de G.I. Joe (violência “heróica”) e Star Trek (insinuação rápida de sexo), logo abaixo, e me diz se é bom pra uma criança de 4 ou cinco anos que sai de casa para fugir das baixarias e apelações da TV pra curtir um programa “melhor” e é obrigada a assistir, na ansiedade de que comece logo o seu filme, a cenas com esse conteúdo. Lembrando: os filmes em trailers parecem ser, no mínimo, divertidos - mas estamos falando aqui de cenas projetadas em uma sessão de cinema para crianças de todas as idades!

Está na hora das produtoras e distribuidoras respeitarem um pouco mais o pequeno cliente, que busca diversão em cenas e sons feitos para crianças – e olha que nem falamos sobre os filmes “infantis” com conteúdo suspeito, violento, sensual, preconceituoso etc. Do contrário, melhor ficar em casa e assistir ao canais por assinatura – pago por pago, que pelo menos o controle para escolher o que se quer ver seja nosso.

Confira:

G.I. Joe



Star Trek


E aí, são trailers propícios para serem exibidos antes de um desenho animado?!?

4 comentários:

  1. Na verdade são filmes que atingem o mesmo público de monstros vs. alienígenas, pois servem também para os pais :D.

    MAnda bronca cara!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Henrique, também levei o meu baby e tive de sair antes de terminar o filme porque o som estava muito alto e ele começou a ficar incomodado. Para os donos de cinema vale a dica, som mais baixo por favor, os clientes (crianças) agradecem.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Gustavo, mas vamos ver se as produtoras deixam seus trailers adultos para filmes realmente adultos.

    Também tem isso, Kakaia, som muito alto para a criançada. Valeu a dica: vou experimentar medis os decibéis de uma sala de cinema - acho que até para adultos a sonzeira é prejudicial.

    Tem muita gente confundindo volume de som com qualidade sonora. Uma pena.

    Obrigado pelos comentários. E vamos em frente!

    ResponderExcluir
  4. Isso Henrique e se o pai leva a criança p ver um filme classificação livre deve estar preparado p nao ver cenas de sexo.

    ResponderExcluir