sábado, 18 de abril de 2009

O Louco ganha o Brasil(*)







Vamos consumir cultura? O texto a seguir foi publicado na edição deste sábado, 18 de abril, do Jornal O Norte. foi escrito por mim, com muito carinho, até porque o Grupo Lavoura conta com alguns dos grandes talentos do teatro paraibano. Confira!

____________________

Longas cortinas de tecidos com frases aparentemente desconexas, uma armação de guarda-chuvas, uma mala antiga de viagem, um único ator e cerca de 80 pessoas. Durante cerca de uma hora e meia, todos esses elementos, juntos e sobre o mesmo palco – inclusive a platéia -, são parte integrante do universo fantasioso, delicado e cativante criado pelo escritor russo Nikolai Gogol em seu conto “Diário de um Louco”. A interpretação do texto do Séc. XIX, adaptado para o teatro pelo diretor Jorge Bweres e pelo ator André Morais, está de volta ao Theatro Santa Roza, em João Pessoa. Hoje e amanhã, às 20h, o Grupo Lavoura, que assina a montagem, realiza suas duas últimas apresentações antes de cair na estrada em turnê nacional – “Diário” foi selecionado para integrar o Projeto Palco Giratório do Sesc deste ano.


O espetáculo traz a história simples de um funcionário público apaixonado pela filha de seu chefe de repartição. Consumido por esse sentimento e frustrado por não ser sequer notado – quiçá correspondido -, esse homem comum mergulha cada vez mais em uma realidade fantasiosa, paralela, com impressões que só ele consegue ter. Esse “louco”, na verdade, leva o público a oscilar entre a piedade, a compaixão, a alegria, a melancolia, a força e a esperança. Afinal, é a platéia cúmplice das insanidades apaixonadas desse simples servidor tomado de amor e com ele reage a rompantes do chefe, ouve os diálogos malucos com as cachorrinhas da madame, sente o frio da solidão compartilhada pelo protagonista e pode dividir com eles lágrimas de um universo à parte, mas em alguns momentos tão lúcido.


Diário de um Louco não é uma comédia, mas faz sorrir; não é apenas um drama, mas tem momentos tristes; não é um espetáculo qualquer, mas pode ser entendido por qualquer pessoa. Certamente por isso o espetáculo do Lavoura conquistou, em 2008, três importantes prêmios no Festival de Teatro de Guaramiranga (CE): Melhor Espetáculo, Melhor Música, Melhor Ator para André Morais. E ganhou, por sua força cênica, um lugar no Palco Giratório – um dos projetos de arte mais concorridos do País. Ao lado de Diário de um Louco, apenas o ator Luiz Carlos Vasconcelos, com o espetáculo “Silêncio Total”, protagonizado pelo impecável palhaço Xuxu, representa a Paraíba na trupe escolhida pelo Sesc.


Além da força do texto de Gogol, a montagem do grupo paraibano conta com uma equipe certeira. Além do belo trabalho feito pelo ator/co-diretor André Morais e pelo diretor Jorge Bweres, o espetáculo tem trilha sonora minuciosamente pesquisada e montada por músicos do Laboratório de Composição da UFPB – em um desenho de som que dá ainda mais força à peça. Figurino, luz, cenário, interpretação: tudo em uma harmonia surpreendente. Por isso, esse é o tipo de espetáculo que agrada de olhares mais técnicos aos mais sentimentais. Loucura perder.


Turnê nacional

Depois das apresentações deste final de semana será a vez de 40 outras cidades, espalhadas por 18 estados das cinco regiões do Brasil prestigiarem o espetáculo paraibano. Essa é a agenda do Grupo Lavoura, agora, com o cronograma do Projeto Palco Giratório. “Nesse roteiro estão incluídas 15 capitais e 10 festivais. Para nós o Projeto permite prestarmos um serviço social muito importante, pois levaremos nossa arte não só aos grandes centros mas ao interior do País. Percorreremos todo o estado do Paraná e Pernambuco, chegaremos até o interior da Amazônia e do Maranhão. Uma experiência única e certamente muito rica”, comenta Jorge Bweres, diretor do Diário.


O espetáculo só volta ao palco paraibano no próximo mês de setembro, quando se apresentará em Campina Grande. Até lá, somente apresentações além-fronteiras. Os ingressos custam R$ 16,00 e R$ 8,00.



_____________

As fotos deste post foram feitas por Christinne Eloy. Aprecie as imagens aqui, mas não deixe de prestigiar o espetáculo lá, no Theatro Santa Roza.



5 comentários:

  1. Essa peça é um presente. Já a assisti na temporada anterior e espero poder repetir a dose. O ator é fantástico! Faz o monólogo mais povoado que já existiu!

    ResponderExcluir
  2. Assim como o texto de Henrique, o monólogo é mais que envolvente. Já vi pela quarta vez e, como sempre, me emocionei... Indescritível!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, gente. "Diário..." é mesmo um grande espetáculo que agora vai levar a arte feita na Paraíba para todo o País. André, Jorge e toda a família Lavoura merecem... Ana, se você não conseguiu assistir dessa vez, agora só em setembro, em Campina Grande! No último dia (domingo), eles tiveram que abrir uma seção extra de tanta gente... e ainda teve quem não quis esperar e voltou pra casa sem ver a peça.
    Chris, muito obrigado pelo carinho sempre presente. E que bom saber que meu texto conseguiu causar envolvimento, emoção. Beijo grande.
    E continuem visitando/comentando!

    ResponderExcluir
  4. eu ví essa matéria no jornal e fiquei super orgulhosa... daniel é um ótimo ator e merece muitos louros por isso. fora a peça, que é muito boa né...

    ah, e gostei muito do seu blog, henrique! =D está de parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Henrrique França,obrigado pelo carinho,atenção e principalmente por ter aceitado fazer parte da nossa família Lavoura. Não acredito em projetos sem vínculos.
    O novo trabalho: Bruta Flor está começando a brotar, nossa planta está com as raízes cada vez mais fortes!vamos cuidar bem dela!!!!
    Esteja certo de que por esse Brasilzão afora pensaremos em você, na chris e na pirralhada toda
    Abração
    Jorge Bweres-Grupo Lavoura

    ResponderExcluir