quinta-feira, 2 de abril de 2009

Paciência ConSUMIDA!!!

A proposta deste blog sempre foi de um espaço destinado a comentar, refletir, ouvir e gritar questões relacionadas ao consumo (não confunda com consumismo). Mas, sinceramente, nunca pensei que fosse chegar ao extremo de tratar sobre o consumo da paciência. Isso mesmo! Esta semana o volume de atividades do Curso Jornalismo 2.0, somado à pilha de coisas pra fazer/ler/escrever me levou ao fundo do poço reflexivo-consumista... e cá estou, com a paciência parcialmente consumida e ainda cheio de coisas a fazer.

Bem-vindo ao time! – sei que muitos dirão. Afinal, não sou o único maluco com uma lista aparentemente impossível de desafios e compromissos a serem cumpridos e que se reproduzem como gremlins (alguém lembra desse filme?!?). Resultado: atividades do Curso atrasadas – mas aqui postadas!! – e o nascimento de seção fixa para o ConSomos que será chamada Paciência ConSUMIDA. Bom, vamos saber o porquê de tantos neurônios a menos, nesta semana:


1) Escolha o tema que você considerou mais importante na semana deste módulo e produza uma narração de dois minutos, contendo o fato, sua contextualização e sua opinião pessoal.


Esse é, logo de cara, um desafio instigante para quem não tinha blog e muito menos postou áudio nesse troço cibernético. Mas, já que teimosia e persistência são sobrenomes para jornalistas, a missão foi cumprida – com um bom atraso, é verdade, mas cumprida.

O porquê do atraso: usar o Audacity, um programa gratuito de edição de áudio (que apesar de muito simpático é limitado) foi moleza, divertido até. Aliás, vez por outra quero deixar aqui, sempre que eu encontrar e degustar, claro, dicas de programas gratuitos para trabalhar em texto, imagem, som e vídeo – apesar de saber que toda a “torcida do flamengo” já sabe copiar, crakear (e isso não tem nada a ver com o jogador bom de bola), instalar e usar à vontade um desses programões bons e pagos.

Voltando, o “x” da questão mesmo foi fazer um cadastro em um site de hospedagem de áudio para dali “puxar” o link com minha bela voz (não vale rir!!) para o ConSomos. Durante vários dias tentei me cadastrar no tal site. Arranquei cabelos e xinguei o PC, a Internet, pra tentar esse cadastro. Minha ignorância cibernética teve a ver, mesmo, com teimosia. É que até consegui fazer um cadastro no DivShare, fiz um teste e até postei o áudio aqui, mas fiquei insatisfeito (está mais abaixo o link). Afinal, para ouvir minha bela voz, o visitante – você, meu caro! – que clicava no link para o áudio era lançado para a página do DivShare e perdia o prazer da minha presença virtual (presença virtual?!?).

Não gostei. Há serviços na Web que é melhor dispensar. Insisti no Mp3Tube, que dá até direito a tradução em Português, e acabei sendo cadastrado por uma colega de Curso – olha como é maravilhosa a possibilidade de integração pela Rede (Mônica e Carla, obrigado mais uma vez!!). Bem, agora que você leu sobre essa saga audível, antes de seguir lendo este texto clica e ouve o primeiro e sacrificador áudio do ConSomos. Bom som!





2) Tire várias fotografias usando sua câmera digital; Transfira as fotos para o seu computador e selecione as duas melhores; Edite-as no programa IrfanView, usando a ferramenta recortar (selecione e recorte) para uma foto e a ferramenta resize (redimensionar) para a outra.


Essa foi moleza. Gosto de fotos, apesar de não me considerar um bom fotógrafo – vou na automática e pronto! Além disso, minha esposa é fotógrafa – porém, não se enganem, fiz questão de trabalhar no IrFanView, outro programa grátis e pequeno, disponível na Web, sozinho... começo a me convencer de que sou realmente teimoso.
Não fiz muita firula, mas agora sei como me virar na hora de inserir uma imagem no Blog – e provavelmente vou precisar muito desse recurso por aqui. São imagens bonitas, simples e que vêem (ainda na velha ortografia, outra teimosia!) dar mais cor ao ConSomos. As imagens estão mais abaixo, ta?


3) Escolha um fato, personagem ou problema do bairro onde mora e produza um post com 2.500 caracteres, incorporando fotos, infográficos ou vídeo.


Bom, essa é a terceira atividade, que devo postar em separado. Além de dar mais trabalho, ela requer um texto independente, em outro tom. Muito provavelmente, como você lê as mensagens em ordem da última para a primeira, já deve ter lido/vista meu post sobre o bairro Castelo Branco, onde moro com minha rainha, um príncipe de dois anos e uma princesa que completará cinco anos no próximo dia 17.
É isso. Espero não ter, aqui, consumido a paciência de vocês tanto quanto essas geringonças maravilhosamente preparadas para estressar navegadores de primeira viagem na Web como eu. Vem mais por aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário